"Todos os argumentos para provar a superioridade humana não conseguem desmentir este facto: no sofrimento, os animais são iguais a nós."
Peter Singer

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O lado negro das férias...

As férias estão a chegar ao fim (para aqueles que ainda não terminaram...). Infelizmente, é nesta altura e em fins de semana prolongados que se assiste a um maior abandono de animais. Há que lutar contra isso! 

Vi esta notícia no Correio da Manhã:

«Mais animais abandonados

É pelas mãos dos próprios donos que grande parte dos cães e gatos chega ao Canil Municipal de Lisboa, onde, segundo a lei, passados oito dias são abatidos. Durante as férias, entram no canil dezenas de animais por semana.
Segundo afirmou ao CM fonte conhecedora da rotina do canil municipal, "a frequência dos abates é conforme a necessidade – se não há vagas e entram dez ou 20 cães é preciso seleccionar outros dez ou 20 para eutanásia". Os períodos do Verão, Páscoa e do Natal são os mais sombrios para os cães e os gatos.
De acordo com dados da Divisão de Higiene e Controlo Sanitário da Câmara de Lisboa, em Julho foram recolhidos 94 cães e 203 gatos, mais 43 e 50, respectivamente, do que em 2009. Os donos desfizeram-se de 110 cães e 68 gatos. Restituídos – porque se perderam, por exemplo – foram 19 cães e 11 gatos. Trinta e quatro cães e 23 gatos foram adoptados. Entre recolhidos e entregues entraram no canil, em Julho, 204 cães e 271 gatos, mais 114 do que em 2009.
Segundo Luísa Gomes, da Divisão de Higiene e Controlo Sanitário, há no canil 134 cães e 123 gatos. "O aumento dos animais recolhidos não implica um aumento das eutanásias", garante, adiantando: "Nunca se fizeram eutanásias diárias. Podem apenas ocorrer em dias sucessivos para os animais com doença terminal".»

E eu continuo a questionar-me: quem são os animais, afinal?

Visite o site da Agir e adote :)


AB*

0 comentários:

Enviar um comentário