"Todos os argumentos para provar a superioridade humana não conseguem desmentir este facto: no sofrimento, os animais são iguais a nós."
Peter Singer

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ovos: comer ou não comer?

«Até há cerca de 50 anos atrás, as galinhas eram criadas ao ar livre, punham os seus ovos em ninhos e conseguiam executar as atividades que lhe são características como procurar comida e apanhar sol. Atualmente, a realidade é completamente diferente. As galinhas tornaram-se num produto resultante de um processo industrial e vítimas da ganância e da "fome falsa" do Homem.»
OK.
Mas então e quanto às galinhas criadas em casa?
Embora este assunto seja bastante polémico, uma vez que se afirma que “a maioria [das galinhas] é abatida para consumo”, justificando esta afirmação com o facto não se criarem galinhas em casa “como animais de estimação”, a verdade é que nem sempre isto acontece. Ou seja, as galinhas não têm necessariamente que ser abatidas.
Os seres humanos quando deixam de ter filhos não são abatidos pois não? E os nossos cães? E gatos? Pronto. Então, podemos passar este mesmo nível de consciencialização para outros animais. As galinhas não são vistas como animais de estimação… mas não podem ser?



Assim, sendo o vegetarismo um “regime alimentar que exclui todos os tipos de carne (…), bem como alimentos ou produtos derivados”, podemos encontrar seis formas de dietas vegetarianas, tendo por base o “consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos”.
Formas de vegetarianismo e alimentos consumidos
Nome
Carne vermelha e suína
Carne branca
Ovos
Laticínios
Mel
Semivegetarianismo
Não
Sim
Sim
Sim
Sim
Ovolactovegetarianismo
Não
Não
Sim
Sim
Sim
Lactovegetarianismo
Não
Não
Não
Sim
Sim
Ovovegetarianismo
Não
Não
Sim
Não
Sim
Vegetarianismo semi-estrito
Não
Não
Não
Não
Sim
Vegetarianismo estrito
Não
Não
Não
Não
Não

Deste modo, há 11 dias que sou ovolactovegetariana.
Próximo passo: ovovegetarianismo.

AB

Fontes:
http://blogs.babble.com/famecrawler/2012/11/06/meet-honey-boo-boos-new-pet/

0 comentários:

Enviar um comentário